Thursday, October 19, 2006

Vencedor da edição de 2006 do Prémio do Mar Rei D. Carlos.

João Pedro Correia é o vencedor da edição de 2006 do Prémio do Mar Rei D. Carlos, com a obra "Pesca comercial de tubarões e raias em Portugal."

Este prémio, instituído Câmara Municipal de Cascais, pretende homenagear o monarca e o estudioso do mar, por todos considerado pioneiro da ciência oceanográfica e para sempre ligado à história da Vila de Cascais.

De periodicidade anual, esta distinção contempla, alternadamente, trabalhos de investigação nos domínios da História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e da Biologia Marinha e Oceanografia Biológica.

A entrega do Prémio será feita em sessão pública, a decorrer no Museu do Mar - Rei D. Carlos, por ocasião do Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de Novembro.


João Pedro Correia é docente da licenciatura em Biologia Marinha e Biotecnologia no Instituto Politécnico de Leiria. A sua tese de doutoramento, que conta apresentar ainda este ano na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, versará sobre o tema vencedor do Prémio.
Como principais actividades profissionais, para além da docência, João Pedro Correia é consultor em marketing no Oceanário de Lisboa, dedicando-se também ao comércio e transporte animais marinhos vivos (Flying Sharks). Faz consultadoria em Biologia Marinha para várias organizações. É co-fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios.
Os resultados das suas pesquisas foram divulgados em diversas publicações, nomeadamente nos periódicos Environ. Biol. Fish., Mar. Fish. Review, Zoo Biology, Bull. João Pedro Correia é co-autor do livro 'Elasmobranch husbandry manual: captive care of sharks, rays, and their relatives'.

No comments: