Monday, October 16, 2006

Reabilitar o centro histórico.

No dia 28 de Setembro, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram apresentados projectos de recuperação de edifícios do Centro Histórico de Cascais, elaborados por finalistas do curso de Arquitectura da Universidade Lusíada.
Uma hora depois, na Praça 5 de Outubro, foi inaugurada a exposição daqueles projectos e de elementos correspondentes ao levantamento arquitectónico do Centro Histórico de Cascais, constituído por um extenso conjunto de fichas individuais dos edifícios, alçados de arruamentos, maquetes dos projectos, etc.
Estes trabalhos, realizados em 2005/2006, inscrevem-se no âmbito do protocolo celebrado no ano transacto entre a Autarquia e aquela Universidade. O protocolo estende-se ao presente ano lectivo, tendo-se elegido, como área de estudo, o novo perímetro do núcleo urbano histórico do Monte do Estoril - um dos mais interessantes do Concelho e seguramente um dos mais prejudicados pela desregulamentação e pela concretização de expectativas de construção claramente inflacionadas - resultantes dos primeiros anos da aplicação do PDM de 1997.
A Câmara Municipal de Cascais conclui em 2006, com esta mostra, uma sequência de exposições acerca de projectos de reabilitação urbana na Vila de Cascais, (Concurso da Cidadela, Projecto Nova Marina e outros equipamentos, Concurso do Mercado de Cascais e Parque Urbano da Ribeira das Vinhas).

1 comment:

Anonymous said...

Vale a pena ir vêr, é um trabalho notável que merece a nossa atenção.