Thursday, February 01, 2007

Comunidade Terapêutica comemora 15 anos de existência.


O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d'Orey Capucho, vai estar presente no jantar do 15º aniversário da comunidade terapêutica da Fundação Portuguesa para o Estudo, Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (FPEPTT), que se comemora dia 03 de Fevereiro, sábado, às 19H30, na Quinta do Pisão, em Alcabideche.

A FPEPTT, que comemora também neste mesmo dia o seu 20º aniversário, mantém uma estreita articulação com a Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente com o Gabinete de Intervenção nas Toxicodependências (GTOX). Esta colaboração tem sido reforçada com várias parcerias activas no âmbito de projectos e actividades nas áreas do estudo, prevenção e tratamento das toxicodependências.

De salientar a colaboração desta fundação com a Câmara, quer no Centro de Monitorização Local sobre a Problemática das Drogas e em acções de formação dirigidas a diferentes grupos-alvo, quer no Plano Municipal de Prevenção Primária. No âmbito do atendimento, acompanhamento e internamento de utentes referenciados pelo GTOX, estão disponibilizadas as valências de Centro de Dia, Apartamento de Reinserção e Comunidade Terapêutica "Casa da Barragem".

A Casa de Barragem tem capacidade para 46 residentes que permite dar continuidade a um processo que se inicia no Centro de Dia. Destaca-se que esta comunidade tem a particularidade de aceitar mulheres grávidas e pais com filhos, com o objectivo de estimular a aproximação progressiva dos residentes à família, potenciando o desenvolvimento, reforçando as competências parentais e as trocas afectivas mútuas.

Esta comemoração, que divulgará testemunhos de ex-residentes da comunidade terapêutica Casa da Barragem, permitirá aos utentes uma identificação das dificuldades do processo terapêutico e a aquisição de competências que lhes permitam um modelo de reinserção sócio-profissional e de uma vida saudável.

No comments: