Wednesday, January 24, 2007

Apresentação de edição de um CD duplo com obras de Fernando Lopes-Graça.


No próximo dia 27 de Janeiro, às 17h00, no Museu da Música Portuguesa Casa Verdades de Faria, a editora discográfica Companhia Nacional de Música apresenta um CD duplo com gravações da obra de Fernando Lopes-Graça, que junta a integral das edições pertencentes ao catálogo da extinta editora Sassetti.

A antologia junta três discos, um dos quais inédito em formato digital, correspondente às oito canções das "Barcas Novas" para canto e piano, do 4ª caderno das Canções Heróicas compostas entre 1968 e 1970.

Dos intérpretes destas obvras, destacamos a pianista Olga Prats e o duo Vasco Barbosa e Grazy Barbosa (violino e piano).

A sessão contará com a presença dos musicos Olga Prats, Vasco Barbosa, Grazi Barbosa e Celeste Amorim, intérpretes das peças agora reeditadas.

Thursday, January 18, 2007

Exposição de arte sacra- Pintura Colonial Peruana.



O Centro Cultural de Cascais apresenta ao público, a partir de amanhã, dia 18 de Janeiro, uma exposição de pintura de arte sacra peruana, composta por 21 quadros da época colonial espanhola dos séculos XVII, XVIII, XIX (Escolas de Cuzco e Andina), que resultaram da confluência da tradição artística ocidental com o afã de índios e mestiços em expressar a sua realidade e a sua visão do mundo.

A mostra estará patente até 2 de Fevereiro, de Terça a Domingo, das 10H00 às 18H00.

Entrada Livre.

Saturday, January 06, 2007

Presidente da CMC recebe as Janeiras da Junta de Freguesia de Cascais.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d’Orey Capucho recebe, no dia 8 de Janeiro, às 10H30, os alunos do Externato Europa, que se deslocam aos Paços Concelho para “cantar as Janeiras”.

Também na segunda-feira, mas às 15H00, será a vez dos mais idosos fazerem cumprir a tradição, brindando o Executivo da Câmara Municipal com cânticos alusivos a esta quadra.

O Grupo de Dança e Cantares da Junta de Freguesia de Cascais, a Tuna Sénior do Centro de Dia de São Miguel da Santa Casa da Misericórdia e o Coral “Moinhos de Alcabideche” trazem, assim, ao Salão Nobre da Câmara Municipal uma das mais genuínas e espontâneas manifestações populares que o concelho de Cascais se orgulha em preservar.

Projecto Rádio na Escola chega a Alvide


A Escola Secundária de Alvide será a partir de 9 de Janeiro, o quarto estabelecimento de ensino do Concelho a dinamizar nas suas instalações uma rádio escolar.

Inserido numa estratégia global de criação de uma rede local de informação, o projecto de "Rádio-Escola" foi lançado a 26 de Maio de 2004, com base num protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e os estabelecimentos de ensino secundário do concelho.

Com a instalação desta rádio, a Escola Secundária de Alvide junta-se ao grupo que integra a Ilop Rádio (Escola Secundária de Cascais), ÉsseJota Rádio (Escola Secundária de São João do Estoril) e a Rádio Activa (Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo).

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d´Orey Capucho, estará presente no próximo dia 9 de Janeiro, às 15H00, na inauguração desta rádio.

A sessão inclui também um debate que reunirá aos microfones da nova estação Júlio Isidro, que apadrinhou a iniciativa, Rui Unas, repórter, locutor de rádio e apresentador de televisão, João Bacalhau, director de programação da Rádio Zero, e André Henriques, animador da MegaFm.

Tuesday, January 02, 2007

Cascais na Rota do ISAF em 2007.

2007 o Ano da Vela em Cascais.


Este ano vai realizar-se ao longo da nossa costa o tão desejado evento de vela.


Vamos ter mais de 1500 velejadores de várias categorias e países a competir na nossa imponente e majestosa costa, abraçada pelo explederoso e bravo Atlântico, fonte de sabedoria, tradição e conhecimento das nossas gentes, que sempre abraçaram o mar com grande respeito e carinho.


Nesta edição, no que diz respeito à presença de Portugal, as atenções estão focadas na apresentação, pela Portugal Vela 2007, SA, dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, que se vão realizar em Cascais, entre 28 de Junho e 13 de Julho deste ano.

A apresentação do evento terá lugar no dia 8 de Novembro, pelas 9h30, inserida no programa da Reunião do Comité de Eventos.

A delegação portuguesa fará um ponto de situação do evento, nomeadamente:

- com referência ao progresso das obras de requalificação da Marina e do Clube Naval de Cascais;

- e com a logística associada à sua organização .


No dia seguinte, pelas 9h00, a Portugal Vela 2007, SA promove uma reunião com as 8 classes olímpicas, de modo a prestar os esclarecimentos necessários e responder a todas as dúvidas por elas colocadas.